Visita de Estudo a Lamego

 | Consolidação de aprendizagens

A visita à Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego e às Caves da Raposeira, no passado dia 12 de Dezembro, com o objetivo de dotar os alunos dos Cursos Profissionais de Cozinha/Pastelaria e de Pastelaria/Padaria dos 1.º e 2.º anos, de uma visão de cozinhas industriais e técnicas de serviço.



No âmbito do percurso de formação das diferentes disciplinas, acreditamos que a formação de técnicos competentes para divulgar e impulsionar a qualidade e crescimento desta atividade no sector da restauração, hotelaria e turismo é uma mais-valia para o desenvolvimento desta área.

O turismo atualmente assume-se como um setor estratégico para o desenvolvimento da economia local. Nesse sentido, acreditamos que ao elaborarmos esta visita despertou o interesse e gosto pela área, uma área que é transversal em constante evolução.

Visitar uma cozinha / pastelaria industrial, ter contacto e conhecimento de outras realidades de trabalho, identificar a organização de cozinha e pastelaria, foi um incentivo para os nossos alunos e assumiu-se como uma valiosa forma de aprendizagem.

Na visita às Caves da Raposeira, fomos recebidos por uma técnica que nos mostrou toda a dinâmica da produção dos vinhos e espumantes desde a produção propriamente dita, passando pelo engarrafamento e até ao pronto a servir. Embora conhecessem o processo de fabrico de vinho de modo tradicional, apreciaram esta demonstração da produção do vinho espumante de um modo industrializado.

Caves da Raposeira, Lamego


À Chegada da Escola de Hotelaria e Turismo, fomos rececionados pelos alunos do curso de Receção e Gestão Hoteleira; que nos fizeram uma visita guiada às instalações e demonstraram todos os procedimentos básicos da receção de clientes bem como o funcionamento da escola.

O almoço foi no restaurante da Escola e fomos servidos pelos alunos do curso de bar, onde nos presentearam com um cocktail de entrada. De seguida, fomos encaminhados à mesa pelos alunos de empregados de mesa, que precederam ao serviço das iguarias confecionadas pelos alunos de Cozinha/Pastelaria.

A visita, que decorreu entre as 8:30 horas e as 18:00 horas, foi muito útil e animada. É, também, de sublinhar o empenho e bom comportamento dos alunos.


Os Formadores de Cozinha/Pastelaria e de Pastelaria/Padaria
Maria do Céu Gonçalves, Jorge Vaz e Maria de Jesus Magalhães

Comentários

Mensagens populares